sexta-feira, 3 de junho de 2011

O GORDINHO – QUANDO É CRIANÇA É BONITINHO

Bem, vamos falar sobre o gordinho, quando se é criança é até que bonitinho.

Venho de uma família mineira, geralmente se diz na roça que criança que é magra é sinal de doença e com isso os pais ficam preocupados.

Qual a melhor maneira de deixar uma criança saudável???

Bem, no meu caso foi o seguinte, eu nasci muito magro, nasci com um problema na garganta chamado adenóide, e com isso eu não conseguia me alimentar direito, eu era bem magro mesmo, pode acreditar.

Minha mãe, lógico ficava preocupada, me levou no médico e o sujeito receitou pra minha mãe me dar biotônico fontoura lembram-se disso? Então eu tomei e não foi pouco, ovo de pata, Sustagem, tudo isso fez parte da minha dieta infantil

Era tipo pra abrir o apetite e tentar me fazer comer, minha mãe tadinha só queria o meu bem, vizinhos e parentes falavam que eu vinha da Etiópia, com as perninhas finas, costelinhas aparecendo...

Quando eu tinha 4 anos eu fiz a cirurgia da adenóide e me livrei daquilo que poderia estar impedindo de comer direito.

Enfim, foi a partir daí que comecei a engordar a vontade de comer só foi aumentando e fui pegando gosto pelo prazer da comida.

Não coloco e nunca vou colocar culpa na minha mãe por isso, afinal quem conhece a Dona Amélia sabe o quão apaixonada ela é pelos filhos, como ela diz, ela pode ter errado pelo excesso de zelo.

Na ultima consulta que eu fui com a Dra. Mariana minha nutricionista, ficamos conversando sobre a cultura familiar no quesito alimentação.

Ela me disse que pra ela desde criança (ela é bem nova) era comum ter uma alimentação saudável, a sua família sempre se alimentava de arroz integral, saladas e frutas e que se ela não comesse a salada não pegava o prato quente, isso é cultura de família.

Na minha, como em tantas famílias não tinha essa, se comia muito mal e é assim até hoje. Crianças comem doces à vontade, refrigerantes, chocolates, frituras como batatas, frangos entre outros e isso com certeza vai criando uma rotina de má alimentação.

Para aqueles que têm um metabolismo menos acelerado é muito prejudicial. Vi uma reportagem esses dias que crianças americanas estão muito acima do peso e da culpa é a cultura da má alimentação e as brasileiras não ficam muito longe.

Bem, o que eu quero dizer com tudo isso, é que estou aprendendo que se alimentar da forma correta só tem beneficio, se eu não tivesse acostumado a me alimentar mal, eu não seria obeso e esses alimentos que hoje estou restrito a comer não me fariam falta alguma.

Portanto é preciso educar nossas crianças desde pequenos mesmo, sem exagero tanto de um lado quanto do outro, temos que saber medir a quantidade e qualidade do alimento, para que não venham sofrer com a obesidade no futuro, porque QUANDO SE É CRIANÇA O GORDINHO É BONITINHO.

Depois vou escrever o que eu passei na escola quando comecei a engordar.

Bem, vou ver se peço pra Dra. Mariana, se ela tiver um tempinho, pra escrever a respeito da alimentação infantil para esclarecer melhor esse tema.

4 comentários:

paty disse...

adorei a sua materia ai viu...é isso mesmooo..força q tudo dara certo!!!

caroline pietro disse...

a fico feliz por vc bruno,pelo sue empenho e por ter essa consciencia! é assim q se fala...e como ja diziam,a gente é aquilo q come!
beijos pra vccc, e continue assim pq vc só tem a ganhar!

Anônimo disse...

olha minha familia tbm é de origem mineira e por lá é isso msm ki vc falou e eu estou passando pela mesma coisa minha mãe quer me engordar a qualquuer custou e eu vou ter que começar a tomar esse biotonico e eu nem ligo c eu engordar pq eu sou mt magro msm então engordar só vai me fazer bem por eu ser mt magro! sua materia foi d+ gostei mt viu

Anônimo disse...

olha minha familia tbm é de origem mineira e por lá é isso msm ki vc falou e eu estou passando pela mesma coisa minha mãe quer me engordar a qualquuer custou e eu vou ter que começar a tomar esse biotonico e eu nem ligo c eu engordar pq eu sou mt magro msm então engordar só vai me fazer bem por eu ser mt magro! sua materia foi d+ gostei mt viu